12 Comentários

"Um autoajuda que nem sei o que ajuda". Ótima frase ...

Me identifiquei com seu texto, pois me pego muito no mundo da autoajuda que também não sei se ajuda alguém. Espero que sim ... rsrsrs

Seu texto me ajudou a perceber que o melhor jeito para escrever é deixar fluir o que vem da cabeça, assim como você fez.

Sim, sua autoajuda ajudou. Obrigado

Expand full comment
author

Obrigada você 🫶🏻

Expand full comment
Mai 2Gostado por Emanuella Barros

Já refleti muito sobre essa linha tênue entre autoajuda e filosofia também. Mergulhei nos videos e ensinamentos da Lúcia Helena Galvão e foi ficando mais claro. A diferença pra mim, hoje, está em autoajuda ser uma coisa quase imposta: "se você não fizer isso, não terá x, y ou z". Filosofia é mais provocativo, te faz crescer e refletir. Precisamos muito dela :)

Achei bacana tua reflexão - que bom que você a publicou. Entrar em crise com nossa escrita é normal - e acho que bom, porque significa que ainda refletimos sobre as coisas (e reflexão é filosofia).

Expand full comment
Abr 27Gostado por Emanuella Barros

Escrevo aqui há 2 anos, gratuitamente. Tive alguns bloqueios e simplesmente escrevi. Algumas das melhores edições nasceram assim. Mas nunca me senti confiante para colocar um paywall na News. Estou estudando isso, mas me falta confiança no meu taco. Sei que escrevo bem, mas vira e mexe sinto que sou apenas mais uma. Sei exatamente como é esse seu sentimento. Mas ando pensando que sempre há alguém que vai se identificar conosco e com nossa escrita. Continue! A escrita ajuda a encontrar o caminho.

Expand full comment

Nossa, me vi nesse texto. Também tenho me achado muito 'autoajuda' e quiçá 'piegas' contando causos da minha vida que viram objetos de reflexão.

E também nem penso em monetizar minha news, pq acho que não tenho cacife pra isso rsrsrsrs e fico imaginando 'quem pagaria para me ler?' e dou risadas de mim.

Entretanto, sei que a gente tem uma percepção muito distorcida sobre nós mesmas. Uns diminuem suas capacidades, outros a elevam demais. Uma loucura.

Adorei o texto! Um beijo

Expand full comment
author

Obrigada pelo comentário. Acho que a escrita tem muito disso, ficamos revendo nosso processo, nossa razão de fazer o que fazemos o tempo todo, desacreditando, até menosprezando. Mas no fim, a gente continua, talvez essas ideias diminuam com o tempo e a gente escreva mais livre

Expand full comment
Abr 18Gostado por Emanuella Barros

Seu texto me ajuda S2.

Expand full comment
author

Realmente, autoajuda tem essa questão de impor uma regra para alcançar determinado objetivo. Obrigada pelo comentário 🫶🏻 refletir sobre coisas, é sobre estar vivo e atento ao mundo.

Expand full comment
author

🫶🏻

Expand full comment
author

🫶🏻🫶🏻🫶🏻

Expand full comment

Me identifiquei com o que você começou escrevendo sobre rever a motivação da escrita por aqui. Parece ser o mal que fada rede social possui - uma competição para se encaixar num modelo onde todos estão ganhando algo. E a gente se sente por fora disso ou não querendo seguir esse "submundo".

Também estou nesse bloqueio de escrita por aqui. O melhor caminho é o que você fez, escrever no fluxo de pensamentos.

Afinal, seu textos são um convite para realidade. E esse texto me inspirou a seguir compartilhando pensamentos/filosóficos/autoajuda.

Você tá indo bem.

Uma frase que muitas pessoas deveriam ouvir na vida. Você está indo bem.

Expand full comment
author

Obrigada pelo seu comentário Hugo! As vezes subestimo minha escrita e minha capacidade de ir além com ela, ao mesmo tempo que tento correr de tendências, não ser mais do mesmo, mas sendo quem sou, e as vezes quem somos é parecido também com o comum. Enfim, espero que nós possamos vencer nosso bloqueio.

Expand full comment